A Capela Sistina, localizada no Vaticano, foi fechada nesta quarta-feira (7 de maio) para dar início ao Conclave, a reunião dos cardeais eleitores com o objetivo de escolher o novo líder da Igreja Católica. O processo se inicia em decorrência do falecimento do Papa Francisco.
Os 133 cardeais participantes da eleição prestaram um juramento de sigilo, comprometendo-se a manter segredo absoluto sobre todos os acontecimentos durante o processo de votação. Após o juramento, o arcebispo Diego Ravelli proferiu a proclamação 'Extra omnes', ordenando que todas as pessoas não envolvidas na eleição deixassem a Capela Sistina. O local foi trancado por volta das 12h45, no horário de Brasília.
A partir deste momento, os cardeais permanecem isolados do mundo exterior. A única forma de comunicação sobre o andamento da eleição será através da chaminé da Capela Sistina. A emissão de fumaça branca indicará a eleição do novo Papa, enquanto a fumaça preta sinalizará que as votações prosseguem sem um resultado. A eleição do novo Papa requer uma maioria de dois terços dos votos, o que corresponde a 98 votos. Vaticanistas estimam que o anúncio do novo líder da Igreja Católica, indicado pela fumaça branca, poderá ocorrer entre a quinta-feira (8) e a sexta-feira (9).
Share this post